segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Santuário do Padre Ibiapina - Solânea / PB




O Santuário do Padre Ibiapina é um memorial religioso e turístico localizado no Distrito de Santa Fé na cidade de Solânea, Estado da Paraíba. O local foi construído e idealizado pelo Pe José Antônio Maria Ibiapina. 










No Santuário encontramos uma das primeiras casas de caridade que ele fundou e que recolhia meninas abandonadas e também a casa (onde ele viveu e morreu), uma igreja, um cemitério e uma casa de farinha. Posteriormente foi construído um local para celebração pública de grande porte onde é celebrada uma missa todo dia 19 de cada mês, reunindo milhares de romeiros. No santuário há ainda um museu onde o mesmo é administrado por Religiosas Franciscanas de dillingen e pelo Reitor do Santuário.












O município de Solânea também recebe diversos romeiros todos os meses, que visitam o Santuário do padre Ibiapina, a antiga casa erguida, que abrigava órfãos da região e onde o religioso passou seus últimos dias. Muitos peregrinos percorrem os 60 quilômetros da “Trilha do Padre Ibiapina”, do Memorial do Frei Damião, em Guarabira, até o Santuário, em Solânea.












O Padre Ibiapina faleceu no dia 19 de fevereiro de 1883, na casa da Caridade, em Santa Fé – Solânea –PB. Essa é a grande data onde os fieis (aproximadamente 15 mil pessoas) se dirigem  ao santuário para participarem das celebrações que relembram a vida e o testemunho do missionário.


















5 comentários:

  1. Parabéns pelo seu trabalho. Padre Mestre Ibiapina inspirai nos.

    ResponderExcluir
  2. O horario de funcionamento? E aberto todos os dias? Paga para entrar no museu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se paga para entrar. O ponto alto das celebrações ocorre sempre nos dias 19 de cada mês. Nos meses de fevereiro se comemora o aniversário anual de falecimento do beato

      Excluir
  3. O horario de funcionamento? E aberto todos os dias? Paga para entrar no museu?

    ResponderExcluir