quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Metais Pesados: Um grande risco para a saúde humana


O descarte inadequado das baterias para celulares (e não apenas isto, mas todo e qualquer produto eletrônico) oferece perigos que podem afetar diretamente a saúde dos seres humanos. Os metais pesados mais conhecidos que integram computadores e celulares modernos, produzem diversas doenças cujo grau de risco é considerado bastante elevado. Some-se a isso os prejuízos ao meio-ambiente, por sinal, incalculáveis. Confira a seguir quais efeitos podem ser provocados através da exposição a elementos químicos nocivos.


Mércurio → Metal presente em televisores de tubo, monitores para PC, pilhas e baterias, lâmpadas fluorescentes e até mesmo em componentes de circuito no computador. Esse elemento é capaz de deteriorar o sistema nervoso, causar perturbações motoras e sensitivas, tremores e demência.

Chumbo → Metal presente em celulares e também nos monitores para PC, televisores e nos próprios computadores. Elemento capaz de produzir alterações genéticas no organismo, atacar o sistema nervoso, bem como a medula óssea e os rins, podendo inclusive causar câncer.

Cádmio → Metal que encontra-se presente nos mesmos aparelhos que contenham chumbo. Esse elemento pode provocar câncer de pulmão e de próstata, além de anemia e osteoporose.

Berílio → Metal presente em aparelhos celulares e também computadores, causando câncer de pulmão.

 “Tudo que tem bateria, placa eletrônica e fio possui algum material contaminante”, afirma a especialista em gestão ambiental do Cedir (Centro de Descarte e Reuso de Resíduos de Informática), pertencente ao CCE (Centro de Computação Eletrônica) da Universidade de São Paulo (USP), Neuci Bicov. Maiores informações podem ser obtidas no site do eCycle cujo endereço na web é: http://www.ecycle.com.br/component/content/article/35/428-mercurio-cadmio-e-chumbo-os-inimigos-intimos-presentes-nos-eletronicos.html


A reciclagem dos aparelhos ou componentes descartados evitaria os problemas acima referidos, dado que segundo estudiosos o contato entre metais pesados e a chuva ácida de grandes metrópoles, promove o espalhamento destes rapidamente pelo solo nos aterros sanitários. Isso pode contribuir para a contaminação da água em lençóis freáticos a nível subterrâneo.

Portal Eletricista 

Nenhum comentário:

Postar um comentário